Sebrae ES promove encontro com jornalistas capixabas
Turismo e Negócios
Jornalistas de diversos segmentos, com foco no truísmo e economia, foram os convidados do encontro promovido pelo Sebrae/ES, cujo mote foi "Comunicar para Transformar". O evento, completo, contou com uma recepção calorosa, onde cada jornalista que recebeu um kit com produtos produzidos por empresários de pequenos negócios e microempreendedores locais, palestra do superintendente do Sebrae ES, Pedro Rigo, seguido de brunch com uma seleção especial de produtos e ingredientes regionais.
Palestra
Na apresentação do superintendente do Sebrae ES, ficou claro que o turismo no Espírito Santo, que está em ascensão, abrangendo diversos negócios como bares, restaurantes, artesanatos, agências de viagens, serviços de transporte, campings e hospedagens, pode crescer ainda muito mais, com o apoio do órgão. Conforme o Relatório de Dados do Segmento de Turismo do Sebrae/ES, atualizado em junho de 2024, o perfil do turista que visita o estado busca escapar da rotina, experimentar novos sabores, imergir em culturas genuínas, interagir com a comunidade local e criar memórias únicas.
Investimentos e Capacitação
De acordo com as informações disponibilizas, o Sebrae/ES está focado em capacitar empreendedores e aumentar os atendimentos presenciais para o setor turístico, com 40% do atendimento destinado a esses negócios. Pedro Rigo, destacou que nos próximos três anos serão investidos R$ 80 milhões em programas de capacitação para microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas do segmento turístico.
Atração de Operadoras Nacionais
Com o objetivo de colocar o Espírito Santo no radar das operadoras de turismo nacional, o Sebrae/ES planeja aumentar em 50% a oferta de destinos do estado até 2026. Atualmente, apenas 19 das 23 operadoras de turismo do país oferecem produtos com destino ao Espírito Santo, segundo dados da Braztoa. O turismo é visto como uma alternativa viável para impulsionar a economia, gerar empregos e desenvolver as regiões.
A região metropolitana concentra o maior número de empreendimentos turísticos, com 29.895 negócios, onde o nicho de alimentação representa mais de 70% das empresas ativas no segmento. No total, 59.824 empresas estão ativas no setor de turismo no Espírito Santo, sendo 74,68% microempreendedores individuais e 20,7% microempresas.
Exemplos de Sucesso e Potencial do Turismo Religioso
O Sebrae/ES se inspira em exemplos bem-sucedidos de Bonito (MS) e Gramado (RS), que recebem turistas durante todo o ano graças à governança eficiente. Pedro Rigo mencionou a Festa da Penha, a terceira maior festa mariana do Brasil, como um evento que poderia ser explorado turisticamente. Ele sugeriu a criação de roteiros que incluam marcos jesuíticos, como o Santuário São José de Anchieta, a Igreja dos Reis Magos na Serra, e a Igreja de São João em Carapina, entre outras, para fortalecer o turismo religioso.
Pindobas
O projeto do complexo turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, inclui um espaço para a saga do imigrante italiano, galpões para empreendimentos criativos, áreas de eventos e espaços gastronômicos, além de ser a nova sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência. Outro destaque é o balonismo em Pancas, com pacotes de passeio de balão já sendo vendidos por uma agência de Colatina.
O encontro foi uma oportunidade para rever amigos e discutir o futuro do turismo no Espírito Santo. Com investimentos em capacitação e esforços para atrair turistas, “o Sebrae/ES busca transformar o turismo em uma das principais matrizes econômicas do estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões e oferecendo experiências memoráveis para os visitantes”, concluiu.
Comentários (0)