cover
Tocando Agora:

Porto Vitória pode ser punido por escalar jogador de 13 anos na Copa ES

Um erro que pode levar a perda de seis pontos em julgamento no TJD.

Porto Vitória pode ser punido por escalar jogador de 13 anos na Copa ES
Caio Bacarin e Caio Araújo com nomes trocados na súmula do jogo. Imagem: Instagram dos atletas

Jair Oliveira


( Vitória-ES )-  O Porto Vitória corre um sério risco de perder seis pontos na Copa ES por ter escalado o jogador Caio Araújo de Andrade, de 13 anos, no jogo contra o Capixaba SC, em 5 de julho, no estádio Kleber Andrade, quando venceu pelo placar de três a zero.


O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) acatou a denúncia do departamento de Competições da Federação de Futebol, que detectou o problema ao analisar a súmula do jogo. O julgamento está marcado para a próxima terça-feira (6), tendo como relator do processo o Promotor Leandro Simoni Silva. Caso seja punido, o Porto Vitória perderá 6 pontos, sendo três pela escalação irregular e três pontos obtidos na vitória sobre o Capixaba.


Pela denúncia, o Porto Vitória está incurso no Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê “punição para o clube que incluir, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta e treinador em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)."


Pesa ainda contra a equipe do Verdão o parágrafo primeiro do Artigo 17 do Regulamento da Copa ES, que define que poderão ser inscritos e participar do campeonato atletas não profissionais a partir de 16 anos.  A reportagem analisou a súmula do jogo e confirmou o nome de Caio Araújo de Andrade na lista de suplentes com a camisa 15. Em pesquisa no site ogol.com.br, especializado em histórico de atletas, foi possível verificar que ele nasceu em 23 de março de 2011.


Curiosamente, no card de escalação divulgado pela Assessoria de Imprensa do Porto, consta como camisa 15 o jogador Caio Bacarin. O erro está em quem fez a relação para a arbitragem e entregou o documento. Lembrando que é de praxe o quarto árbitro conferir a documentação de cada atleta escalado e fazer a súmula do jogo com todas as informações.


O julgamento vai acontecer com muita expectativa diante da possibilidade de o Porto, líder do Grupo A, perder seis pontos e deixar Real Noroeste e Vilavelhense com chances reais de classificação para a final da Copa ES.


Classificação da Copa ES

Grupo A

1º Porto Vitória - 13 pts

2º Real Noroeste - 08 pts

3º Vilavelhense - 07 pts

4º Rio Branco SAF - 02 pts


Grupo B

1º Vitória - 08 pts

2º Desportiva - 08 pts

3º Capixaba - 06 pts

4º Linhares - 02 pts

Súmula do jogo consta o nome de Caio Araújo.


No card da escalação divulgado pelo Porto consta Caio Bacarin.

Comentários (0)