Seleção começa bem no voley sentado
Paralimpíadas de Paris
O Brasil começou com o pé direito no torneio feminino de vôlei sentado das Paralimpíadas 2024. Na manhã desta quinta-feira (29), a seleção brasileira venceu Ruanda por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/10 e 25/7, em pouco menos de uma hora de jogo na Arena Paris Norte.
Suellen foi a maior pontuadora da partida, anotando 23 pontos, incluindo nove aces. A capitã Janaina, eleita a melhor atacante do mundo em 2022, também se destacou, com nove pontos. O técnico Fernando Guimarães, irmão de Zé Roberto, comentou sobre a estreia. "Primeiro jogo é sempre complicado, todos estavam nervosos, inclusive eu, mas deu tudo certo. Fomos nos soltando e conseguimos fazer todas as jogadoras entrarem em quadra", avaliou.
Ruanda, adversária na estreia, é a principal seleção feminina de vôlei sentado da África, ocupando o quinto lugar no ranking mundial. No entanto, a equipe enfrenta um drama: uma de suas atletas está desaparecida desde 20 de agosto, e autoridades francesas investigam o caso.
A seleção brasileira, que já conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Paralímpicos, busca agora o ouro em Paris. No ciclo para estas Paralimpíadas, a equipe conquistou o título mundial de forma inédita em Sarajevo, em 2022. O Brasil está no Grupo B e volta a jogar no sábado (31) contra o Canadá, líder do ranking feminino. A última partida da fase de grupos será na segunda-feira (2), contra a Eslovênia, sexta colocada no ranking mundial.
Fernando Guimarães já projeta o próximo confronto: "O Canadá é um adversário muito difícil, mas estamos bem preparados. Nunca chegamos tão bem a uma competição. Ficaremos felizes com a prata ou o bronze, mas viemos buscar o ouro."
O torneio em Paris reúne as sete melhores seleções do ranking mundial: Canadá, Brasil, Estados Unidos, China, Ruanda, Eslovênia e Itália. A França, 30ª do ranking, participa como país-sede.
Comentários (0)